As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) estão previstas para começar às 10 horas desta segunda (9) e se estendem
até as 23h59 do dia 20 de maio.
Para participar, os candidatos devem entrar no site
do Inep (http://enem.inep.gov.br/) e preencher seus dados, tendo em mãos o RG e o
CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão
providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um
celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de
Linguagens (inglês ou espanhol).
A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que
na edição do exame no ano passado. Dessa vez, ela poderá ser paga em qualquer
agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios (antes, só era possível
quitar a guia no Banco do Brasil).
Prova
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação.
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h,
no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30.
Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão
divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm
data marcada para serem apresentados.
Isenção
Aqueles que irão concluir o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados na rede pública de ensino terão direito à isenção automática da taxa de inscrição.
Aqueles que irão concluir o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados na rede pública de ensino terão direito à isenção automática da taxa de inscrição.
Já os que pertencerem a famílias de baixa renda,
mas que não sejam concluintes de escola pública, poderão declarar carência para
conseguir a isenção. Durante o período de inscrição, o sistema avisará se o
pedido foi aceito.
Lembrando que, a partir deste ano, os estudantes
que conseguiram a isenção da taxa em 2015 e não compareceram à prova, sem
justificar a ausência, vão perder o direito de não pagar a inscrição em 2016.
Via: O farol PB.