Praias aparecem como impróprias em quase 50% dos relatórios da Sudema, na Paraíba

Visando conscientizar a sociedade, uma vez por semana, a Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga um relatório sobre a situação da balneabilidade de 56 praias de oito municípios da Paraíba. De janeiro até agosto, a praia de Manaíra, em João Pessoa, apareceu pelo menos uma vez por mês como imprópria para o banho, o que significa que ela passa pelo menos uma semana sem poder ser frequentada por banhistas a cada mês.
Durante o período, 51 relatórios foram divulgados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Desse total, a Sudema alertou os banhistas 25 vezes para que evitassem o banho na praia de Manaíra, ou seja, atingiu quase a metade dos relatórios. A praia do Bessa esteve em 23 relatórios como imprópria para o banho e a praia do Maceió, em Pitimbu, foi alertada 21 vezes.
Os relatórios são divulgados semanalmente, no entanto, essas praias aparecem com frequência e poucas vezes estão ausentes do alerta da Sudema. A praia do Bessa, classificada em Bessa I e Bessa II, aparece em todos os meses do primeiro semestre, exceto em janeiro. Já a praia do Maceió, localizada em Pitimbu, aparece pelo menos uma vez por mês nos relatórios semanais e ainda não esteve ausente em nenhum mês desde janeiro de 2016 até o mês de agosto.

Segundo informações da Sudema, algumas praias encontram-se continuamente impróprias para o banho devido a contaminação por bactérias. “A contaminação é advinda de vários fatores, como rios contaminados, falha na rede de esgoto e/ou cruzamento com galerias pluviais, disposição inadequada de resíduos sólidos, entre outros”, explicou o coordenador de medições ambientais da Sudema, João Miranda.

Por: Larissa Nacimento.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Ultimas do seu time