O Governo federal divulgará nesta terça-feira (14), o calendário de saque das contas
inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A partir de março,cerca de mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito a sacar o
dinheiro.
De acordo com o Bom Dia Brasil, os
saques devem começar aproximo dia 10 de março, para nascidos em janeiro e fevereiro.
Pessoas nascidas em março, abril e maio deveram
sacar em abril. Quem
faz aniversário em junho, julho e agosto, poderá sacar em maio. Nascidos
em setembro, outubro e novembro poderão fazer o saque em junho. Em
julho, deverão sacar os nascidos em dezembro.
De acordo com o governo, são mais de
R$ 43 bilhões parados nessas contas e o governo calcula que, desse
total, R$ 34 bilhões serão sacados por trabalhadores.
Os saques vão acontecer até o meio do ano.
Mais da metade dos trabalhadores
tem, no máximo, R$ 500 para sacar, segundo o governo. Outros 24% têm
saldo entre R$ 500 e R$ 1.500. Os dois grupos representam 80% do total
de pessoas com direito a sacar o dinheiro. Os demais têm mais de R$
1.500 a receber.
Antes,
só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse
desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos. Agora, a pessoa
que pediu demissão ou foi demitida por justa causa até 31 de dezembro de
2015 vai poder sacar o saldo que ficou na conta.