RECIFE (PE) - Faleceu no começo da noite
deste sábado (25), em Recife, o Arcebispo Emérito da Paraíba,Dom Marcelo
Pinto Carvalheira, aos 88 anos. A notícia foi confirmada por padres da
Igreja da Paraíba que acompanhavam o religioso.
Quinto dos dezesseis filhos de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza
Mendonça Carvalheira, estudou na Escola e Colégio de Recife, onde
concluiu o ensino básico. Entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda,
em 1944. Em 1946 foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma,
onde cursou a Filosofia e a Teologia, concluindo estes estudos em 1956.
Ali especializou-se em Teologia Dogmática.
Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma. Como padre,
foi Professor de Teologia no Seminário de Olinda; Diretor Espiritual do
Seminário; primeiro reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda;
Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Subsecretário do Regional
Nordeste II da CNBB.
Neste período, Dom Marcelo foi um dos mais importantes colaboradores de
Dom Hélder Câmara. Durante o regime militar no Brasil, defendeu os
líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado. Em
janeiro de 2009, Dom Marcelo foi indenizado pelo estado por reparação
econômica de danos, recebendo a quantia de R$ 100 mil.
Episcopado
Foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba, recebendo a sé titular de
Bitilio, que abrangia 25 cidades, em 29 de outubro de 1975, sendo
ordenado bispo, aos 47 anos, em 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de
Dom Helder Pessoa Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria
Pires.
Em 9 de novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém
criada Diocese de Guarabira, na Paraíba. No Brejo, teve marcante
passagem como semeador do evangelho, desenvolvendo revolucionários
projetos com pastorais, movimentos sociais e encabeçou lutas por
moradias. Seu episcopado em Guarabira influenciou muitos jovens a seguir
seu exemplo de sacerdote e muitos padres entraram para o seminário
pelas mãos de dom Marcelo.
Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da
Arquidiocese da Paraíba, exercendo a função até 5 de maio de 2004.
Como bispo e arcebispo, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da
CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998), responsável pelo setor Leigos e
CEBs; Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004). Participou do
Sínodo dos Bispos sobre os Leigos e da Quarta Conferência Geral do
Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo. Foi delegado à Assembléia
Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia
da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997).
Do Portal25Horas com Fato a Fato
|
|
