Uma votação
pode pôr fim ao tráfego livre de transporte alternativo no estado ao
proibir a circulação desses veículos entre as cidades de João Pessoa,
Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Quem diz é o presidente
da Cooperativa de Transportes Alternativos do Sertão da Paraíba
(Cooptas), Jonas Rolim. A votação ocorreu na segunda-feira (3), na sede
do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), e foi feita
pelo Conselho Gestor de Transporte Público Complementar de Passageiros
da Paraíba,
De acordo com
Jonas Rolim, o conselho aprovou a criação de cinco polos de convergência
do transporte alternativo, onde existe a proibição dos motoristas de
transportar passageiros entre as cidades principais do estado (João
Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras).
A medida,
segundo o presidente da Cooptas, vai gerar desemprego para diversos
motoristas alternativos e grandes problemas de locomoção aos
passageiros, que não são atendidos de maneira adequada pelas empresas de
ônibus.
“O que ficou
decidido é que entre os polos não vai poder existir transporte
alternativo de passageiros, ou seja, estaremos liberados para realizar o
serviço apenas entre uma cidade polo e outra cidade que não seja polo.
Isso vai gerar uma perda de clientes e o consequente desemprego de
motoristas alternativos. Além disso, a população será afetada porque o
serviço intermunicipal feito pelas empresas de ônibus é deficitário”,
afirmou Jonas Rolim.
Ainda segundo
Jonas Rolim, a cooperativa vai tentar reverter a decisão e que ela seja
revista pelo conselho antes da regulamentação.
“Sabemos que em
comparação aos grandes empresários do setor de transporte nós
[alternativos] somos pequenos, mas iremos lutar para manter nosso
trabalho e para não deixar a população sem transporte. Se a medida
seguir adiante, os paraibanos vão ficar dependentes das empresas de
ônibus e dos horários que forem convenientes para elas realizarem o
transporte”, disse Jonas.