Paraibana representa estado no projeto 'Meninas na Ciência'

Produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Esse será o desafio de 41 alunas de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil. Entre estas alunas, está Mayra Amaral de Miranda Cunha, do Curso Técnico de Eletrônica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Ela representará o Estado no Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, que acontece de 7 a 11 de agosto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.
A coordenadora do projeto, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado, conta que o Desafio pretende, também, colaborar com três Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 estipulada pela ONU e com duas metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que envolvem Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.
Para a representante da Paraíba, a importância do projeto está justamente em incentivar o uso da tecnologia como uma ferramenta para auxiliar o processo ensino-aprendizado, além de promover a participação de mulheres em áreas mais técnicas. E segundo Mayra esse tipo de evento é fundamental para motivar as mulheres a ingressarem na ciência. Ela cita como exemplo sua turma de Eletrônica, que no 4º ano é formada por 25 alunos, dos quais apenas cinco são meninas.
“Vai ser uma emoção representar o nosso estado e o IFPB no Desafio de Projetos. E uma honra participar como mulher da área de tecnologia”, frisou Mayra.
O Desafio
As 41 estudantes desembarcam na Capital Federal na última segunda-feira (6), no dia seguinte começam as atividades do Desafio. A apresentação dos protótipos acontecerá na sexta-feira (10).
As meninas serão divididas em quatro equipes, representando os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia. O objetivo do Desafio de Projetos é que ao final as estudantes tenham produzido um ou mais protótipos de experimentos ou equipamentos para utilização em laboratórios para estudantes do ensino médio.
O Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”.
O ConectaIF é um evento aberto e gratuito, que reúne, em um só local, of­icinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafi­os, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

Da redação com Portal Correio 


Postagem Anterior Próxima Postagem

Ultimas do seu time