No Cariri paraibano o município de Boa Vista, por conta da estiagem entrou em estado de emergência, o decreto foi publicado em Diário Oficial pelo prefeito André Gomes.De acordo com o prefeito, pela sua irregularidade as chuvas de 2019, e má distribuição espacial, acarretaram o fenômeno da estiagem na cidade, o que provocou prejuízos nas culturas de subsistência, principalmente o milho e feijão, atingindo o pequeno agricultor.
Ele afirma no próprio decreto que o decreto é necessário para promover o atendimento à população e complementar o abastecimento d’água através de carros pipas e alimentação. “A população carente do município vem procurando o Poder Público Municipal, em busca de soluções para a manutenção da alimentação básica cotidiana das famílias e, de água para o consumo humano”, diz o gestor no decreto.
O decreto tem vigência de 180 dias e permite á prefeitura a abertura de crédito extraordinário.
Da redação Marcos Andrade