No
município de Sapé-PB a relação dos servidores com a prefeitura é diariamente
conflituosa, pois já se aproxima da metade do primeiro ano da gestão do
Prefeito Major Sidinei (PODEMOS), e o mesmo não conseguiu se quer regularizar a
folha de pagamento. De antemão, aviso que não moro, muito menos voto no
município de Sapé, apenas sou servidor; e como tal, trabalhando a 10 anos na
prefeitura, fiquei pela primeira vez sem meu salário, justamente em um Primeiro
de Maio, data tragicamente simbólica,pois representa a guerra que os
trabalhadores travamconstantemente com atual gestão. Guerra estaque é muitas
vezes maquiada pelas redes sociais oficiais, onde o mundo é perfeito e a paz é
reinante.
Desde
o início da atual gestão, há dezenas de relatos de servidores que ficam sem
receber seus salários, ou que recebem com descontos indevidos. Até hoje, não vi
nenhuma autocritica por parte do prefeito para que reconheça a ineficiência e
procure sanar os problemas. Como experiência pessoal, procurei a gestão para
receber o que me é devido por direito, mas, além de não identificaram concretamente
o problema, não cumpriram (mais uma vez) com o pagamento. Incompetência ou má
fé? Eis a questão... O que se pode concluir momentaneamente é a que gestão do
Major Sidinei que obviamente é encabeçada por um servidor (outrora) de
carreira, deixa os trabalhadores para trás como soldados feridos, sagrando em
meio à guerra e muitas vezes em silencio, temendo perseguição.
Esta
cultura de desvalorização do trabalhador está arraigada na história de Brasil que
não cultiva o valor do trabalho e dos trabalhadores. Todavia, não existe patrimônio
público sem os vigias que passam as madrugadas arriscando a própria vida nos
prédios. Não existe segurança alimentar sem merendeira, nem higiene sem os auxiliares
de serviços gerais, os garis, etc. Não existe escola sem os professores, nem
hospital sem os médicos, enfermeiros e técnicos, muito menos sem os motoristas
que madrugam no volante das ambulâncias.
O
Prefeito/Major Sidinei precisa entender a lição primordial de qualquer guerra.
Não existe vitória sem os soldados, pois os prédios públicos esvaziados de
trabalhadores são apenas amontoados de coisas. É o servidor junto a população
atendida que dá sentido ao serviço público. Major Sidinei
respeite os trabalhadores!
Emmanuel
de Luna
