Nossa equipe de reportagem conversa agora com o deputado estadual Raniery Paulino que esteve hoje aqui na cidade
de Guarabira exatamente para acompanhar toda essa movimentação referente à
saúde. Aqui nessa sessão especial promovida pela Câmara dos Deputados saudações
ao senhor prazer falar com Vossa Excelência em meio a toda esse debate toda
essa situação envolvendo hoje a saúde de Guarabira. Como o senhor está vendo
essa sessão de hoje alguma coisa que isso tira de proveito em relação a esse
debate no que tange à saúde municipal Guarabira.
Raniery Paulino - A pauta é extremamente pertinente Quero cumprimentar todos envolvidos
especialmente a vereadora Rosane Pimentel que foi a única proponente da sessão
mas os três vereadores que estavam presentes ao prefeito da cidade a secretária
que também estava presente a deputada Camila. Nós fizemos alguns
questionamentos e dentre vários questionamentos que nós fizemos foi uma pelo
que eu fiz a Prefeitura de Guarabira para que contratasse para que trouxesse de
volta pelo pneumologistas na gestão de Fábio Paulo. Nós tínhamos dois
pneumologista e uma para só para a pediatria comum de crianças e outro para os
problemas pulmonares dos adultos. Nós sabemos que essa pandemia o torna um
vírus que ele mais atinge eticamente são espumantes e pasmem. Quando eu fiz
esse questionamento o representante da Prefeitura de Guarabira eu dizendo que
não era necessário não precisava ter Pedemologistas para tratar o Covid.
Lamentavelmente essa informação distorcida é equivocada a população não
acredita quem tiver problema pulmonar procure seus pneumologista infelizmente
em Guarabira nós não temos. Eu tenho uma relação muito próxima com a presidente
da Sociedade de Pneumologia da Paraíba. Quero inclusive colocar à disposição
para que a prefeitura volte a implantar esse serviço que foi extinto na atual
gestão. Então eu faço esse apelo a Prefeitura de Guarabira para que volte com
espeleologistas já com um problema tão grave e o coronavírus afeta justamente
os pulmões e geram medo. O problema é tem levado as pessoas a óbito. Isso tem
que ser tratado com muita seriedade e que não fica nem na política em oposição
à situação. Vamos trabalhar juntos para trazer a tecnologia de volta a cidade
de Guarabira.
Portal Marcos Andrade - Deputado um fato que chamou a atenção foi exatamente aquela leitura do
relatório da Comissão de Saúde inclusive eu tive acesso a ele através do
vereador Fernandes líder do MDB aqui na casa. Quando ele lia seu gabinete
quando estávamos lá no momento podemos observar uma série de coisas que
deveriam ser resolvidas principalmente nos PSFs da cidade de Guarabira e também
nessa questão das medicações disponíveis como que só conseguiu ver essa leitura
de toda essa situação trazida aqui na sessão.
Raniery Paulino - Quando cheguei a ler um relatório encomendado nada mais é que um
relatório muito bem feito. São problemas que acho todos nós a imprensa acha que
sejam agentes políticos mais recebe de fato a ausência de médicos nos PSFs ou
não os interesses de Guarabira como também os problemas com a medicação exames
e os graves problemas. Então que isso está acontecendo já eu tenho conversado
já que por isso ela leu na íntegra mas eu quero esse relatório para consignar
na Assembleia fazer também dívidas e encaminhamentos. O momento de fato é de se
fazer a discussão e debate e apontar os encaminhamentos eu acho que isso tem
que ser sempre o maior dos fins.
Alguns dias atrás vimos aqui trazer um pouco lá atrás ao debate esta casa alguns vereadores até mesmo a bancada de situação reclamavam do difícil acesso com a secretária de Saúde do município de Guarabira como seu poder vê o seu posicionamento hoje aqui nesta casa.
Raniery Paulino - Olha eu sempre defendeu que a relação institucional tem que ocorrer. Câmara de Vereadores e prefeitura vereadores que procuram a secretaria com o prefeito. A relação institucional minha de coloração partidária. Mas as reclamações fazem parte justamente da base do prefeito Marcos que o oponente é o que causa mais estranhamento quando a relação institucional republicana não se está bem nesse tempo. Eu só lamento, só tem uma a lamentar. Não posso detalhar isso porque sei que a questão de economia interna. Mas eu sei que o que público seja aí na câmara de vereadores e prefeitura como também o Judiciário faz parte mas está com muitos poderes que interesse em se relacionar institucionalmente cada um com o seu papel mas a prefeitura tem que dar respostas necessárias quando chega a reivindicação não chega o requerimento ou um pedido de informação por parte dos vereadores. Minha solidariedade ao Legislativo municipal embora nunca faça um marco na jogabilidade dessa forma é fácil de caminhar.
Portal Marcos Andrade - Deputado antes que o final nossa conversa exclusiva algo que já nos deixa só saudade. Até pela sua fama de trazer explicações trazer exatamente aquilo que o povo quer ouvir e não que o político deseja ouvir as explicações do prefeito elas na sua opinião convencem em alguma situação ou ficam com a dúvida que deva ser exatamente mais repensada pelo próprio.
Raniery Paulino - na verdade nas explicações ou fazer menção do prefeito da prefeitura porque tem um prefeito que tem um vice prefeito a secretária está aí por exemplo sobre o assunto objetivo hoje em dia não responder sobre o problema do complexo mas que tentar esconder com presteza saldo nesta sessão eu trouxe à tona o problema da licitação. Então um problema mais complexo ainda tem que ser na verdade negociado aí então tem as fontes a serem variados e tem que ser tratado de forma mais transparente para a população Guarabirense.
Portal Marcos Andrade - Daqui o que todo mundo leva à Assembleia para ampliar esse debate.
Raniery Paulino - Olha o que eu levo assim. Eu fiz um apelo para que a Câmara de Vereadores de Guarabira crie a Comissão Permanente de Defesa das Pessoas com Deficiência. Pelo que eu vejo no semblante dos vereadores pessoalmente o presidente da Câmara para reconhecer e tramitar esse importante instrumento e garantisse facilmente discussões debates e encaminhamentos a serem feitos por um contingente populacional expressivo na nossa cidade é isso que eu com que eu saiba neste sentimento.
Portal Marcos Andrade - O deputado agradeceu a mobilidade e nós colocamos sempre inteiramente a sua disposição para que seja necessário.
Ranirey Paulino - Obrigado. Que Deus nos abençoe.
