Muito se pode dizer de um homem chamado Zenóbio Toscano. Não haverá de faltar aquele rol de registros sobre todos os seus feitos na sociedade – sejam eles na Saúde, na Educação, na Infraestrutura, Meio Ambiente, na Assistência Social e na Agricultura, no Planejamento, na Administração como um todo.
Sim, Zenóbio incursionou em todas as áreas e, em cada uma delas, deixou sua marca digital como aquele homem de todas as coisas. A prova disso é o reconhecimento de uma sociedade que o conheceu e o admirou, tanto em Guarabira como em todos os recantos da nossa Paraíba, desde o amigo mais próximo ao mais ferrenho dos adversários.
Na área cultural, em particular, temos um capítulo essencial da sua história pública. Capítulo esse que não se restringirá à sua trajetória pessoal, mas à grande memória cidadã que fica como patrimônio de um povo!
Na Paraíba são poucos, raríssimos, aqueles gestores públicos que sempre estenderam a mão ao campo da cultura. E Guarabira fica como o grande cenário dessa aventura tão rara. A Guarabira de hoje será, no futuro, aquela que verá a face de Zenóbio toda vez que alguém olhar para o que ele quis e fez acontecer – como o Teatro Municipal Geraldo Alverga; a Galeria de Artes Antônio Sobreira; o Museu Sacro e Memorial Dom Marcelo Carvalheira; o Centro de Documentação Cel. João Pimentel; o Memorial do Cordel; o Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima e, mais recentemente, a sua última grande obra em concreto que guarda um dos mais belos acervos da Arte Naif, da Cultura Popular e da Imagem e do Som – que vem a ser o Casarão da Cultura José Barbosa da Silva, um verdadeiro esplendor de museu público!
É ainda do seu empenho, juntamente com sua esposa e ex-prefeita Léa Toscano, a construção do Memorial de Frei Damião, um dos maiores santuários do nosso país e um grande ponto de convergência do turismo religioso no Nordeste!
São obras de concreto e abrigos de relíquias para o estudo da história, mas ainda é pouco diante de tantas ações no campo da cultura em Guarabira e no Estado. Em cerca de 40 anos de vida pública, como prefeito e deputado estadual em várias legislaturas, Zenóbio foi voz e portador em projetos de festivais artísticos, leis de incentivo à cultura, apoio a artistas, às tradições, incentivador e publicador de obras literárias e musicais, além de fomentar o potencial de sua terra em valores como a Arte Naif e a Literatura de Cordel. Criou bibliotecas, buscou parcerias e sempre gostou de homenagear as pessoas que fazem da criação o seu esteio de vida.
Ainda nos anos 80, quando administrou Guarabira pela primeira vez, foi pioneiro na criação de uma Secretaria Municipal de Cultura, num momento em que o setor cultural estava sempre atrelado à Educação e aos Esportes – como ainda acontece em muitos municípios atualmente.
Essa história não vai ficar em branco. Nós, que fazemos a Secretaria de Cultura e Turismo de Guarbira, teremos eterna gratidão a esse homem que deixou um legado, uma dedicação e um exemplo para tantos outros que haverão de vir.
Obrigado, Zenóbio. A Cultura de Guarabira, e da Paraíba, será sempre grata por todo esse patrimônio enriquecedor que emanou da sua inteligência, do seu coração e sensibilidade.
TARCÍSIO PEREIRA
Secretário de Cultura e Turismo de Guarabira
