Governo de Sidnei Paiva em Sapé 'asfixia' pequenos meios de comunicação, mas faz acordo com a grande mídia para "empurrar" sua propaganda de cima para baixo

 

Major Sidnei Paiva na TV Correio, concedendo entrevista ao Correio Debate

Quando o Prefeito de Sapé, Major Sidnei Paiva e seus auxiliares mais próximos disserem que estão sendo perseguidos pela mídia, lembre-se que até setembro a Prefeitura já pagou mais de R$ 50 mil de publicidade aos grandes meios de comunicação do estado e tenta "empurrar" de cima para baixo sua mídia para ser reproduzida pelos pequenos veículos. O fato é que o governo do Major Sidnei e uma parte importante da GRANDE imprensa estão de mãos dadas.


Essa é mais uma conclusão que se pode perceber ao analisar Relatório GPC - 46/2021 com os gastos de publicidade de todas as prefeituras até setembro deste ano do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE).


Enquanto jornalistas da cidade são ameaçados, como o jornalista Jorge Galdino em junho deste ano, dentre tantos outros donos de sites que também o são, as grandes empresas de comunicação estão de bem com o governo do Major e não é por acaso que essas empresas e seus profissionais o cortejam.


O Major Sidnei adotou uma estratégia de impor suas publicidades governamentais/pessoais para ser reproduzida pelos pequenos sites, blogs e emissoras de rádio a partir de sua aliança com os renomados veículos da capital.


Não é difícil se ler em portais da capital, do Sistema Correio (veja aqui um desses exemplos) ou do Sistema Arapuan, notícias positivas da pessoa do prefeito e de seu governo. Entrevistas em canais de TV com pomposos elogios de apresentadores famosos à sua forma de governar Sapé.


Com essa estratagema, a empresa que detém a chave do cofre da publicidade do Major acredita que outros veículos que trabalham na base do "Control C + Control V" [ e não são poucos] caem na pegadinha de reproduzir matéria dos grandes veículos como se fosse informação e não como publicidade, como de fato são essas "noticias".


É um jogo estratégico de marketing que a inexperiência natural de muitos que atuam no ramo da comunicação no interior do estado e que nunca trabalharam com agências de publicidade não conseguem compreender a artimanha das grandes empresas.


Enquanto os grandes meios de comunicação, TVs, portais, sites e rádios, falam bem e tratam o prefeito como um "super homem" que vai salvar Sapé na base das verbas publicitárias, o próprio prefeito e seus auxiliares descredibilizam os pequenos veículos de comunicação, basta uma matéria jornalística que desagrade ao governo, logo eles acusam esses veículos de estarem motivados pela falta de pagamento de publicidade.


Voltemos então ao Relatório do TCE que consta as despesas com publicidade até setembro deste ano. O governo do Major Sidnei Paiva empenhou e pagou de mídia o valor total de R$ 52. 275,00 (Cinquenta e Dois Mil, duzentos e setenta e cinco reais) quase que 100% desses recursos destinado a uma empresa de publicidade e a seus clientes (praticamente todos de João Pessoa).



A atuação da SECOM do governo do Major Sidnei é tida como tímida, quase inexistente, sem que o responsável pela pasta tenha autonomia para direcionar uma única cota de publicidade, estando no cargo de forma figurativa.


A estratégia de ação do Major Sidnei Paiva orientado por seu braço direito, Normando Paulo Filho, em comum acordo com a empresa responsável pelo marketing e publicidade da prefeitura tem dois objetivos claros: asfixiar os pequenos veículos [ inclusive a Rádio Sapé FM que sobrevive das migalhas do governo] e desacreditar esses sites e profissionais diante da opinião pública sapeense.


Mesmo com toda essa estratagema, os veículos de comunicação de Sapé, uma boa parte, ainda não caiu no conto do vigário [ ou seria no papo do Major?] e continuam como o bastião da resistência, mostrando os acontecimentos, analisando os fatos e resistindo a crise financeira que todos os empreendedores do ramo da comunicação estão passando.


ANTES DO FIM – A informação é o caminho para a liberdade! Para que o nosso projeto de mídia e comunicação possa continuar informando, precisamos de seu apoio. Compartilhe nossas reportagens, apresente nossas matérias a seus colegas e colabore com nossa pauta enviando para nossos canais de interação, informações e sugestões de matérias e reportagens especiais.



Da redação com : ODIA1/Agência de Notícias

Postagem Anterior Próxima Postagem

Ultimas do seu time