O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, através da 10ª zona eleitoral, comunicou à Câmara Municipal de Guarabira que fará audiência pública na manhã desta quarta-feira (15), objetivando efetuar a retotalização dos votos proporcionais, em face da anulação de todos os votos (1.882), nas eleições municipais de 2020.
Com a anulação dos votos, a vereadora Rosane Emídio, única eleita pela legenda, teve o mandato cassado e será substituída pelo suplente Lula das Molas (PDS), que obteve 861 votos no pleito em questão.
A decisão da justiça eleitoral se deu a partir de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), impetrada pelo partido de Lula, apontando a prática de chamado “laranjal”, que é a utilização de candidaturas fictícias de pessoas do sexo feminino para atingir o percentual de 30% de mulheres entre os candidatos a vereador que cada partido precisa atingir.
Uma filha da vereadora Rosane foi candidata à vereadora em 2020 e não teve sequer o voto dela mesma. Além disso, fez campanha em seus perfis nas redes sociais pedindo votos para Rosane, o que no entender da Justiça, caracteriza a prática da ilicitude.
Cassada em primeira instância a aproximadamente um ano, a parlamentar recorreu ao TRE-PB, que semana passada manteve a decisão do juízo de primeiro grau, negando provimento ao recurso.
Da Redação com portal25horas