Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guarabira ocorrida nesta quinta-feira (17) a Vereadora Jussara Maria C. dos S. de Macena (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 101/2023 no qual fica instituído o Dia Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural a ser comemorado no dia 17 de agosto, anualmente, passando a constar no Calendário Oficial do município.
A Unesco considera o Brasil como sendo o 13º país no ranking com maior número de patrimônios da humanidade. São 22 bens tombados, em 17 estados. Já dentre muitas cidades paraibanas há em Guarabira-PB diversas construções históricas que ainda permanecem com a arquitetura preservada.
Em sua fala na tribuna, a vereadora declarou: “Patrimônio Cultural de Guarabira é o conjunto de bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade guarabirense, paraibana e brasileira”.
Em âmbito municipal, quase que este Dia do Patrimônio Público passava em branco, não fosse a iniciativa de Lei da vereadora mirim. Inclusive, apenas a vereadora Jussara Maria chegou a mencionar na Casa Osório de Aquino alguma forma de enaltecer a temática sobre Patrimônio Histórico e Cultural, apesar de ser hoje dia alusivo ao tema.
Com a aprovação do Projeto de Lei proposto pela vereadora, nos anos vindouros, as comemorações do Dia Municipal do Patrimônio Cultural poderão contemplar atividades de sensibilização e de educação patrimonial, bem como de estímulo à preservação, proteção, valorização e salvaguarda de bens culturais.
#patrimoniohistorico
Da Ascom
