A nossa cidade Guarabira é cortada por pequenos rios, como o Guarabira, o Araçagi e o Mamanguape. O Rio cujo nome é o mesmo da nossa cidade, tem origem na localidade João da Silva, no município de pilõezinhos. Em Guarabira. O tendo em vista levar a população, uma promessa de campanha, que mais uma vez, não seria cumprida, todo trabalho feito, foi totalmente inútil, esperamos um dia, outra vez quem sabe, poder olhar de perto e ver peixes em suas águas, areia límpida, e pessoas utilizando de suas arborizadas árvores ao seu redor, com prazer de poder passar por suas águas, e quem dirá ainda tomar banho, como antigamente era feito, é válido ainda ressaltar suas condições passadas,era um rio Totalmente lindo, puro que orgulhava a população guarabirense na época diferente de hoje que nos envergonha, por tal situação encontrada em suas águas.
Hoje poluído com um quadro diferente, divide espaço com lixo e porcos, onde se tornou algo, extremamente sem utilização nenhuma a amada população guarabirense, dormimos e acordamos na esperança, de que um dia, o projeto de despoluição seja concretizado, por algum governante novo e de visão, com ideais de passos largos, e possa trazer mais qualidade de vida a população, e que nos façamos nossa parte, pois o que é nosso deve ser cuidado com carinho e respeito, com rigor e amor.
Rio Guarabira, Nossa Agua, Nossa riqueza, Nossa natureza.
rio tem uma extensão de 18 quilômetros, desaguando no rio Mamanguape junto ao povoado do Maciel. Rio esse que a anos e anos atrás, tinha suas águas límpidas e própria pra consumo, mas com o desenvolvimento desacelerado, da Cidade e região, foi ficando esquecido, a falta de projeto voltado para melhoria do Rio, foi fazendo com que esgotos, e lixo fosse jogado constantemente dentro dele, poluindo um manancial, que hoje, não faz valer a utilidade que a décadas tinha sido utilizado, com o vasto crescimento, e juntamente com o abandono dos governantes municipais, foi só piorando a cada ano, sendo assim quase que irreversível uma transformação nesse quadro de poluição, tentativas de despoluir o Rio Guarabira, foi feita por administrações passadas na pessoa de Maria hailea toscano, gestora Municipal naquela ocasião.