Urgente : Alunos, Professores e Simpatizantes das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História e Biologia

fiquem atentos, pois segundo algumas informação de pessoas ligadas a Brasília(especialmente ligados ao setor da educação) o Congresso Brasileiro esta prestes a votar a desobrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia do ensino Médio além de retirar também a disciplina de História deixando a mesma apenas no Ensino Fundamental. O indício dessa informação é a tentativa do deputado Izalci de fazer isso por meio do Projeto de Lei 6003/2013. O cenário está favorável para uma nova investida contra as disciplinas de humanidades e todo cuidado é pouco.

Cabe destacar também o projeto de escola "sem partido"  (PL 867/2015) ou escola de partido único. Tal projeto de lei parte de suposto intenso, sistemático e frequente assédio ideológico dos professores. Além de uma classe desvalorizada professor agora é visto como um manipulador malévolo de mentes vulneráveis.

Para combater uma suposta homogeneidade esquerdista e evolucionista dos docentes.O Projeto de Lei parte da ideia de que os professores fazem mal aos alunos na medida em que esses o incentivam ao pensamento crítico. Caberia à mídia, à propaganda, família e outros setores privados a discussão de temas sociais e políticos e não à escola. Toda a cientificidade das discussões políticas e sociais seria escanteada.

Para Izalci a educação deveria ser sob demanda. Cada família decidisse o que os seus filhos aprenderiam na escola pública. Portanto, nenhum professor poderia ensinar nenhum conteúdo que fosse de encontro às convicções política, religiosas de nenhum aluno ou sua família.

Um professor de Biologia não poderia ensinar evolução na turma se algum aluno ou pai se sentisse contrariado. Um professor de História ficaria impedido de falar de Revolução Francesa por conta do seu aspecto anticlerical. Um professor de Sociologia não poderia falar da relação capitalismo e desigualdade social porque embora isso seja cientificamente comprovado isso ofenderia algum aluno.

O deputado Izalci (PSDB-DF) é o mesmo que denunciamos tentativa de tirar sociologia e filosofia anos atrás. Ele não desistiu de atentar contra ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos e agora quer amordaçar a escola e os professores para o seu benefício próprio.

Fontes:
Notícias
http://www.escolasempartido.org/o-papel-do-governo-categoria/539-dia-historico-projeto-de-lei-que-institui-o-programa-escola-sem-partido-e-apresentado-na-camara-dos-deputados

http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/05/1770390-estados-debatem-vetar-ideologia-em-sala-de-aula-alagoas-ja-aprova-projeto.shtml

http://m.congressoemfoco.uol.com.br/noticias/%E2%80%9Cescola-sem-partido%E2%80%9D-acirra-polemica-na-educacao/

Implantação do programa Escola "sem partido"
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668

Tentativa de retirada da sociologia e filosofia
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=585581

Nossa reflexão sobre o assunto
http://www.cafecomsociologia.com/2014/06/a-neutralidade-do-conhecimento-e-da.html
Postagem Anterior Próxima Postagem

Ultimas do seu time