Juíza de Belém relata desabafo em rede social

A Drª. Andressa Torquato Silva da comarca de Belém/PB usou sua rede social no facebook para anunciar o recesso forense de final de ano e fazer um desabafo, segundo a magistrada, muitos espalham mentiras sobre a jornada de trabalho dos juízes como se os mesmos fossem responsáveis pelos desvios de verbas no país, em um trecho da postagem a magistrada questiona, "quem são mesmo os inimigos públicos? Quem são os corruptos, malfeitores , marajás, os que desviam verbas e os que não estão preocupados em combater a criminalidade em todos os setores? São os juízes estaduais?.

Recentemente os magistrados tem sido alvo de criticas relativas a jornada de trabalho e salários recebidos, bem como ataques por parte de alguns da classe politica que tentam limitar o poder da justiça.

veja postagem completa da magistrada:

Depois de um ano de muito trabalho, após a próxima segunda-feira, enfim, teremos um merecido descanso com o recesso forense. 2016 foi um dos anos em que mais trabalhei em minha vida e posso afirmar que estou exausta, completamente exaurida, cansaço que se nota a olhos vistos. Além da excessiva e absurda quantidade de trabalho que nos coube, tanto judiciais como administrativos, tivemos , ainda, as eleições municipais de 2016 para realizar em nossas comarcas. Aproveito o fim do ano para fazer um desabafo: fico indignada, estarrecida, abalada quando vejo comentários por aí que dão a falsa idéia de que juízes estaduais não trabalham, que são os marajás do serviço público e , ainda por cima , que são corruptos. Meu Deus, em que país estamos? Até que ponto mentiras contadas, um milhão de vezes , parecerão verdades? Por favor, senhores e senhoras, não acreditem nisso. Se isso aconteceu alguma vez com alguém, trataram-se de casos pontuais, a exceção, jamais a regra. Sou juíza estadual há mais de 10 anos e posso afirmar que trabalho muito, muito mesmo. Temos que estudar constantemente também, para nos manter atualizados juridicamente. Quem me conhece sabe da minha realidade. Aliás, basta olhar para a minha fisionomia nos finais de ano, talvez sempre cansada, apática até, pálida e, por vezes , preocupada , no decorrer dos meses, com as demandas que temos que enfrentar e com o grau de responsabilidade que paira em nossos ombros. Meus colegas também trabalham demais, são honestos, responsáveis, renunciam a quase tudo em prol da magistratura. A regra é a mesma. A quem interessa desmoralizar um judiciário estadual já tão sofrido com a atual realidade vivenciada? Ainda não descobriram? Então parem e pensem melhor, não será difícil concluir. Assumimos uma quantidade absurda de processos para um só ser humano julgar, nossa estrutura é muito precária, de pessoal, pouquíssimos servidores, e física, nosso subsídio está defasado há anos, querem desrespeitar nossas necessárias prerrogativas constitucionais , somos cobrados a cumprir diversas metas por ano, sem que nos forneçam as condições mínimas para tanto, dormimos pouco, julgamos muito, fazemos milhares de audiências, atendemos aopúblico , partes e advogados, familiares de presos, temos, diariamente , inúmeras liminares urgentes que nos chegam de toda a sorte, administramos fóruns, ficamos longe do nosso porto seguro, que é a nossa família, somos honestos, não matamos, não roubamos e não fazemos mal a ninguém, trabalhamos sem a mínima segurança pessoal e profissional , corremos risco de vida, colocamos os bandidos , pobres e ricos, nas cadeias, livramos a sociedade desses malfeitores, colocando nossa própria vida em perigo constante , e ainda somos os vilões? Tem certeza? Será que somos , realmente , os inimigos públicos, como alguns teimam em plantar nas mentes dos que não conhecem a nossa rotina? Ou , ao contrário, estamos tentando, a cada dia, " salvar a pátria amada" , dentro das nossas limitações legais? Estimados, abram os olhos, a Magistratura tem como compromisso , além de tentar a pacificação social e buscar a almejada justiça, fazer cumprir a lei, dando a cada um o que é seu, e reprimir quem não o faz, de acordo com as normas vigentes. E assim fazemos, doa a quem doer. Os errados querem nos retaliar, tentar desmoralizar a Magistratura perante a sociedade porque cumprimos o nosso papel? Ou por não aceitarmos " negociatas escusas " ? Por não concordarmos que depredem o Brasil? Por reprimirmos, severamente , o tráfico de drogas, os homicídios, as torturas e os tantos desrespeitos à dignidade da pessoa humana, aplicando a lei e a Constituição? Amigos, abram os olhos, repito, quem são mesmo os inimigos públicos? Quem são os corruptos, malfeitores , marajás, os que desviam verbas e os que não estão preocupados em combater a criminalidade em todos os setores? São os juízes estaduais? Tem certeza disso? Mesmo? Bem, tirem as suas conclusões. Obrigada a todos que leram até o fim!


Andressa Torquato Silva , em 18.12.2016.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Ultimas do seu time